10 Razões para uma boa noite de sono

Atualizado: 20 de fev. de 2019

Uma boa noite de sono é incrivelmente importante para a sua saúde. Na verdade, é tão importante quanto comer saudável ou exercitar-se. No entanto, hoje em dia, as pessoas dormem menos do que dormiam no passado e a qualidade do sono diminuiu também.

Aqui estão 10 razões pelas quais é importante dormir bem:

1. A privação do sono pode fazê-lo engordar A falta do sono está fortemente ligado ao aumento de peso. As pessoas que dormem pouco tendem a pesar significativamente mais do que as que dormem mais. Na verdade, a curta duração do sono é um dos maiores fatores de risco para a obesidade. Um estudo extensivo de revisão revelou que crianças e adultos que dormem pouco estão 89% e 55% mais propensos a serem obesos, respetivamente. Acredita-se que o efeito do sono sobre o aumento de peso esteja associado a vários fatores, tais como as alterações hormonais e a motivação para o exercício. Se está a tentar perder peso, melhorar a qualidade do sono é absolutamente crucial.

2. As pessoas que dormem mais tendem a ingerir menos calorias Estudos revelam que os indivíduos privados do sono têm mais apetite e tendem a ingerir mais calorias. A privação do sono interrompe as flutuações diárias das hormonas do apetite e acredita-se que cause baixa regulação no apetite. Isto incluí níveis mais altos de grelina, a hormona que estimula o apetite, e reduz os níveis de leptina, a hormona que suprime o apetite.

3. Dormir bem pode melhorar a concentração e a produtividade O sono é importante em vários aspetos da função cerebral, incluindo a cognição, a concentração, a produtividade e o desempenho. Tudo isto é negativamente afetado pela privação do sono. Um estudo sobre médicos providenciou um exemplo prático, em que médicos com um horário a trabalhar mais do que 24 horas cometeram 36% mais erros médicos graves do que médicos com um horário que permitisse mais horas de sono. Outro estudo revelou que a privação do sono pode impactar negativamente em alguns aspectos da função cerebral de forma semelhante ao da intoxicação alcoólica. Por outro lado, dormir bem melhora as capacidades de resolução de problemas e o desempenho da memória de crianças e adultos.

4. Dormir bem pode aumentar o desempenho físico Um estudo feito a jogadores de basquetebol demonstra que mais horas de sono aumentam significativamente a velocidade, a precisão, os tempos de reação e o bem estar mental. Menos horas de sono está também associado a baixo rendimento físico e a limitação motora em mulheres mais velhas. Um estudo realizado a mais de 2 800 mulheres revelou que o andar mais lento, a menor força de preensão e a maior dificuldade em realizar atividades independentes  estava associado a sono precário.

5. A privação de sono aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares e AVC A privação do sono pode afetar a nossa saúde e originar doenças crónicas, tais como doenças cardíacas. Uma revisão a 15 estudos relevou que pessoas que não dormem o suficiente estão mais propensas a ter doenças cardíacas ou um acidente vascular cerebral do que aquelas que dormem entre 7 a 8 horas por dia.

6. O sono afeta o metabolismo da glicose e o risco de ter diabetes tipo II A restrição de sono experimental afeta os níveis de açúcar no sangue e reduz a sensibilidade à insulina. Num estudo realizado a homens saudáveis, restringi-los a 4 horas de sono diárias durante 6 dias seguidos causou sintomas de pré-diabetes. Estes sintomas desapareceram após uma semana com o aumento das horas de sono. Os maus hábitos de sono também estão fortemente relacionados aos efeitos adversos do açúcar no sangue na população em geral. Aqueles que dormem menos de 6 horas por dias têm demonstrado um maior risco de terem diabetes tipo II.

7. A falta do sono está associado a depressão Problemas de saúde mental, como a depressão, estão fortemente relacionadas à má qualidade do sono e a distúrbios de sono. Estima-se que 90% das pessoas com depressão queixam-se da qualidade do sono. A falta de sono está associada ao aumento do risco de morte por suicídio. Aqueles que têm distúrbios de sono, como insónias ou apneia do sono, também relatam taxas de depressão significativamente mais altas do que aqueles que não têm.

8. Dormir aumenta o sistema imunitário Num estudo em que se monitorizou durante 2 semanas o desenvolvimento de uma constipação após a administração de gotas nasais, concluiu-se que aqueles que dormiam menos de 7 horas tinham quase 3 vezes mais probabilidade de voltarem a se constipar do que aqueles que dormiam 8 horas ou mais. Se fica muitas vezes constipado, garantir que dorme 8 horas ou mais por dia e comer mais alho poderá ajudá-lo.

9. Dormir pouco está associado ao aumento da inflamação O sono pode ter um efeito importante na inflamação do seu corpo. Na verdade, a perda de sono é conhecida por ativar marcadores indesejáveis de inflamação e danos nas células. A falta de sono tem sido fortemente associado à inflamação do trato digestivo a longo prazo e a distúrbios conhecidos como doenças inflamatórias intestinais. Um estudo revelou que pessoas privadas de sono com doença de Crohn tinham 2 vezes mais chances de recair do que pacientes que dormiam bem. Investigadores recomendam que se faça uma avaliação ao sono para ajudar a prever resultados em indivíduos com problemas inflamatórios avançados.

10. O sono afeta as emoções e as interações sociais A perda de sono reduz a capacidade de interagir socialmente. Diversos estudos confirmaram isso através de testes emocionais de reconhecimento facial. Um estudo demonstra que indivíduos que não dormiam tinham uma capacidade reduzida de reconhecer expressões de raiva e felicidade. Investigadores acreditam que a falta de sono afeta a capacidade de reconhecer importantes sinais sociais e de processar informações emocionais.

Resumindo... Juntamente com a nutrição e o exercício, o sono é um dos pilares da saúde, ou seja, não conseguirá alcançar a saúde ideal sem cuidar do seu sono.