Flexibilidade Metabólica: Como Impacta o Emagrecimento?

A fisiologia do corpo humano evoluiu durante períodos de grandes flutuações na oferta e gasto de energia, devido às limitações na disponibilidade de alimentos. A capacidade do corpo humano lidar com essas alterações fez com que o nosso metabolismo se adaptasse a gerir a nossa energia durante essas flutuações.

A flexibilidade metabólica é definida pela capacidade do nosso metabolismo se adaptar eficientemente aos diferentes substratos (hidratos de carbono, ácidos gordos, aminoácidos) de forma a gerir e otimizar a sua utilização e armazenamento, em estados de excesso de alimentos ou de fome.

A flexibilidade metabólica é essencial para manter a homeostasia energética em momentos de excesso calórico ou restrição calórica, e também em momentos em que as nossas necessidades energéticas possam ser mais altas ou baixas, como durante o exercício físico e o sono.

Em geral, o corpo humano consegue utilizar aptamente quantidades moderadas de hidratos de carbono, ácidos gordos e aminoácidos.

Contudo na era moderna, que é caracterizada pela disponibilidade alimentar constante, pelo consumo de alimentos processados e densamente calóricos associada à inatividade física, é promotora de uma inflexibilidade metabólica.

Relação entre a Obesidade e a Inflexibilidade Metabólica

Em pessoas com obesidade e resistência à insulina verifica-se que existe uma maior dificuldade em oxidar gordura em comparação com indivíduos magros, o que dificulta o emagrecimento.

Tratamento de Emagrecimento Metabólico

A inflexibilidade metabólica está associada a várias doenças como a síndrome metabólica, diabetes tipo 2, obesidade e cancro.

A flexibilidade metabólica pode ser afetada pela composição da dieta, frequência alimentar, exercício físico e utilização de fármacos.

Na Gastroclinic dispomos de um tratamento de emagrecimento metabólico inovador que visa o aumento da flexibilidade metabólica e emagrecimento através de um plano alimentar estruturado, plano de mudanças no estilo de vida associadas à utilização de um dispositivo e medicação.

Para mais informações sobre o nosso tratamento de emagrecimento metabólico contacte-nos.