Faz uma alimentação saudável, segue à risca a sua dieta e bebe muita água, mas continua a ganhar peso e não sabe porquê?
Embora esteja a fazer todos os esforços para manter o plano de treino e a alimentação correta para alcançar o objetivo de ter uma barriga lisa, existem vários fatores que impedem os resultados dos seus esforços.
Confira as principais causas e algumas dicas para cada situação:
1. Sofre de Hipotiroidismo
A tiroide, glândula situada no pescoço, regula várias funções corporais como o metabolismo. Por vezes, a tiroide pode ficar sub ativa e originar o hipotiroidismo. Esta condição faz com que ganhe peso e, geralmente, quando é detetado já se encontra num estado de inflamação muito elevado, sendo mais difícil perder peso.
Dica: Consulte um médico para avaliar se a causa provém da tiroide ou de outro problema.
2. Ingere em Excesso Alimentos Saudáveis
Quando a perda de peso é o seu objetivo, o tamanho das porções é tão importante quanto uma alimentação saudável. Neste caso poderá estar a ganhar peso por estar a ingerir em excesso alimentos demasiado nutritivos, tais como o abacate, a aveia, a quinoa, o chocolate negro e frutos secos.
Dica: Quando estiver a preparar uma refeição lembre-se de monitorizar as quantidades. Por exemplo, quando comer frutos secos, não o faça diretamente do pacote.
3. Está Desidratado
A água, para além de nos ajudar a regular a temperatura corporal, dá-nos a sensação de saciedade. Muitas vezes, as pessoas confundem fome com sede e por estar desidratado poderá fazer com que ingira mais calorias do que as necessárias, levando ao aumento de peso. Além disso, a desidratação provoca a retenção de líquidos no corpo.
Dica: Para manter o nível de hidratação e o peso sob controlo beba água ao longo do dia. Se preferir pode dar sabor à água através de infusões ou aromas.
4. Está Deprimido
Se toma medicação para a depressão, esta pode ser a principal causa do aumento de peso. Alguns antidepressivos podem desregular-lhe o metabolismo e causar-lhe desejos por comida, fazendo com que coma mais e, assim, ganhe peso.
Dica: Consulte o seu médico no sentido de mudar a medicação e averiguar se essa será a causa do aumento de peso.
5. Evita Pesar-se
“Olhos que não veem, coração que não sente” é a pior expressão que pode ser utilizada quando se trata de perda de peso. Quando evita a balança porque não quer saber o seu peso entra num ciclo em que não controla o que come, pois não vê os resultados negativos dessa ingestão em excesso.
Dica: Pese-se uma vez por semana no mínimo, assim irá ter um maior controlo e consciência sobre a quantidade de alimentos que ingere e irá pensar duas vezes antes de atacar o frigorífico.
6. Anda Obcecado com o Ginásio
Está sempre a pensar na próxima vez que vai ao ginásio e em quantas calorias vai queimar nas aulas? Este tipo de pensamento poderá estar a causar o aumento de peso, uma vez que pensará sempre que irá queimar as calorias independentemente do que ingere, o que muitas das vezes não corresponde à realidade.
Dica: Planeie previamente a frequência e atividades que irá fazer no ginásio nesse mês e evite ingerir alimentos não saudáveis calóricos por achar que irá queimá-los a seguir.
7. Fica Acordado até Tarde
A falta de sono pode levar ao aumento dos níveis das hormonas da fome, a grelina, e à diminuição dos níveis de leptina, a hormona da saciedade. Estes fatores levam a que tenha menos autocontrolo e consciência dos snacks que ingere.
Dica: Regule o seu sono para 7-8 horas diárias e verá que o seu apetite e desejo por snacks irá diminuir.
8. Trabalha num Ambiente Stressante
O cortisol é libertado quando o nosso corpo está sob stress. O stress crónico pode levar ao aumento de peso devido ao aumento dos níveis de açúcares no sangue causados pelo cortisol e pelo aumento da mobilização dos triglicerídeos para as células da gordura visceral, aumentando o armazenamento da gordura na zona abdominal.
Dica: Tente evitar conflitos e situações de stress. Sempre que estiver stressado, faça pequenos exercícios respiratórios para acalmar-se.
9. Confia Demasiado no Plano de Treino
Fazer sempre o mesmo treino e ao mesmo ritmo pode levar à estagnação do metabolismo. Por vezes, acredita que por estar a treinar pode comer o que quiser, o que não é verdade. Fazer exercício não substitui uma dieta saudável e nem elimina os danos de uma alimentação prejudicial.
Dica: Saia da sua zona de conforto e mude o treino de modo a intercalar exercícios de alta intensidade com os de baixa intensidade.
10. Não Ingere Proteína Suficiente
O consumo de proteína é importante por duas razões: são digeridas de forma mais lenta do que os restantes alimentos e aumentam a saciedade, fazendo com que evite ficar com fome mais rapidamente. A falta de ingestão de proteína pode levar a um metabolismo mais lento e, consequentemente, um menor gasto calórico, que com o tempo pode causar aumento de peso.
Dica: Tenha uma alimentação variada e equilibrada com proteína em todas as refeições.
Comentários