Blog
Balão Intragástrico Ingerível

O Balão Intragástrico ingerível é um dispositivo médico de silicone, que se diferencia dos restantes por ser ingerível e por não necessitar da realização de uma endoscopia prévia.
O balão intragástrico ingerível é ingerido pelo paciente vazio e posteriormente preenchido com solução salina, sem a realização de uma anestesia. Para a certificação da posição gástrica é realizado um Raio-x. Após 4 meses (16 semanas), o balão é expulso através das fezes.
A ausência de uma endoscopia prévia à sua ingestão pode representar algum risco, visto que existe uma grande prevalência de doenças no trato gastrointestinal superior em pacientes com obesidade.
A endoscopia tem como objectivo verificar se está tudo bem com o estômago e podem existir algumas condições que contra-indiquem a colocação de um balão intragástrico, que só poderão ser verificadas através da endoscopia.
A implantação do balão intragástrico por endoscopia é a forma mais segura e confortável para o paciente, uma vez que é efetuada numa sala de exames endoscópicos e sob anestesia realizada por um médico anestesista.